quinta-feira, 21 de abril de 2011

FullMetal Alchemist Brotherhood


Fullmetal Alchemist (em japonês: 鋼の錬金術師, Hagane no Renkinjutsushi, lit. Alquimista de Aço) É uma série de mangá criada por Hiromu Arakawa e serializada na revista mensal Shonen Gangan desde Agosto de 2001. Recebeu uma adaptação para anime com 51 episódios pelo estúdio Bones, exibidos entre Outubro de 2003 e Outubro de 2004, e o longa-metragem Shamballa wo Yuku Mono em Julho de 2005.
No Brasil, a primeira série foi exibida no Animax desde 2005, e em 2006 no bloco TV Kids da RedeTV! dividindo o bloco com Hunter x Hunter e Super Campeões, em uma versão com censuras. Os DVDs são distribuídos pela Focus Films, enquanto o mangá é publicado pela Editora JBC.
Em Abril de 2009 começou a exibição de uma segunda adaptação de Fullmetal Alchemist esta adaptação em animação foi feita pelo mesmo estúdio que concebeu a versão anterior e se chama Fullmetal Alchemist Brotherhood. Foi encerrado em 4 de julho de 2010 contando com 64 episódios e foi anunciado um novo longa-metragem que será lançado em 2011.


A historia começa em uma cidade do interior, chamada Resenbool, onde vivem os irmãos Edward Elric e Alphonse Elric, filhos de Von Hohenheim (Von Hohenheim no mangá ou Hohenheim da Luz no anime) e de Trisha Elric.
Quando eram pequenos, foram misteriosamente abandonados pelo pai. Logo depois, Trisha ficou doente e morreu. Desde então, Edward, o irmão mais velho, passou a culpar o próprio pai pela morte da mãe. Arrasados com a morte de quem tanto amavam, tentam revivê-la, utilizando uma técnica proibida da qual tomaram conhecimento lendo um dos livros que Hohenheim havia deixado em casa, sobre Alquimia. Diz a Alquimia que pode se conseguir qualquer coisa, desde que se pague o que se deseja tanto com um valor equivalente. É a lei máxima da Alquimia, a "Lei da Troca Equivalente". Transmuta-se um objeto reorganizando e recombinando seus átomos. Como um corpo humano é composto por diversos elementos químicos, em teoria, pode-se criá-lo misturando os elementos certos e em suas devidas proporções. Pondo esta teoria na prática, os irmãos utilizam a receita do livro para trazer a mãe de volta a vida, e, como último ingrediente, acrescentam uma gota seu de sangue, que carrega as lembranças genéticas da mãe. Assim, é quebrado o maior tabu da Alquimia: a Transmutação Humana. Entretanto, os irmãos conseguem reviver apenas o corpo da mãe, sem alma. E por terem praticado a transmutação humana, são levados até a Porta da Alquimia (o Portal), onde o preço do corpo da mãe é cobrado: Edward perde sua perna esquerda, enquanto seu irmão Alphonse perde todo o seu corpo. Edward então sacrificou o seu braço direito em troca da alma do seu irmão, que ele selou em uma armadura.
Edward usa Automails (próteses mecânicas) implantadas no lugar dos membros perdidos, então os irmãos Elric partem em busca da lendária Pedra Filosofal, a qual, reza a lenda, amplia os poderes de um alquimista e através dela, fazendo com que possam ignorar a lei da troca equivalente, de modo que eles poderiam de alguma forma, recuperar seus corpos. Porém, eles não são os únicos interessados no artefato, os Homunculus (seres humanos artificiais), também estão atrás da pedra. Para facilitar a sua busca, Edward entra para o exército, tornando-se um Alquimista Federal (por muitos denominados "cães do exército") e passa a ser conhecido pela alcunha de Alquimista de Aço. Eles ainda cruzam o caminho de Scar, um sujeito de poderes misteriosos que busca se vingar de todos os Alquimistas Federais que encontra pela frente. Em sua jornada, os irmãos Elric descobrirão conspirações e ligações entre o exército e os homunculus.


Personagens

# Alex Louis Armstrong: É o Alquimista de Braços Poderosos. Apesar de seu tamanho e força, é muito sentimental. Ele sempre se vangloria de seus músculos e traços de suas gerações passadas.

# Alphonse Elric: Irmão mais novo de Edward. Teve sua alma fixada em uma armadura e por isso é sempre confundido com o Alquimista de Aço. Também por ter sua alma fixada em uma armadura, Alphonse tem uma imensa força física e nunca se cansa. Com um coração muito generoso, é a pessoa que melhor entende o que se passa na cabeça de Edward.
 
# Basque Grand: É o Alquimista do Sangue de Ferro (Iron Blood Alchemist) é o General encarregado do Leste. Seu grande objetivo é possuir a pedra filosofal e criar um exército de Quimeras.

# Buccaneer: Outro Subordinado de Olivier Mira Armstrong, possui uma prótese em seu braço e tem preferencia por usar auto-mails feitos especialmente para batalhas.
 
# Edward Elric: Junto com seu irmão Alphonse são os protagonistas. No original seu nome é dito como Edowado, sendo que o era pronunciado, mas que é na verdade nome de pessoa dito no Brasil. Edward torna-se um Alquimista Federal com apenas 12 anos e fica conhecido por todo o país sob a alcunha de o Alquimista de Aço (Fullmetal Alchemist - Hagane no Renkinjutsushi) – nome recebido devido ás proteses mecânicas (automails) que usa por ter perdido seu braço direito e sua perna esquerda. Além disso, Edward usa a alquimia sem precisar fazer círculos de transmutação. Ele também pratica artes marciais sempre que pode, mas costumeiramente perde na briga para seu irmão caçula. Tem como objetivo recuperar o corpo humano de Alphonse e seu braço e sua perna. Para isso, busca com todas as suas forças a Pedra Filosofal. Se irrita facilmente, principalmente quando é chamado de baixinho. Apesar da pouca estatura e do grande senso de humor (as vezes sarcástico), ele é muito persistente e honra sua palavra e seus valores. E sempre protege seu irmão.

# Envy (Inveja): É um homúnculo frio, sarcástico, impaciente e piadista. Possui a habilidade de se transformar em diferentes animais e pessoas. No anime, foi criado pelo clone do pai dos irmãos Elric, e tem o objetivo de destruí-lo. No mangá,ele é um monstro reptiliano de oito membros; olhos diferentes e corpos nas costas e na lingua,cometeu suicídio após ter sido derrotado por Roy Mustang. Ele aparece na forma de um dragão num longa da série, seu final alternativo.

# Fu: Servo de Ling Yao e avô de Lan Fan. Uma pessoa que só deseja o bem de seu clã e a ascensão de Ling ao poder. Sente a presença das pessoas através do Ki, uma energia que emana da aura. É de importante auxílio na luta final contra Wrath (King Bradley) acabando por dar sua vida para conseguir ferí-lo.

# Gluttony (Gula): Apesar de ter uma mente infantil, é um homúnculo muito forte que tem como prioridade saciar o seu apetite. Todas as suas ações estão conectadas com a sua vontade de comer. Gluttony está sempre ao lado de Lust e é totalmente leal a ela. No mangá, foi absorvido por Pride. No longa da série, final alternativo, Al transmuta Gluttony e Wrath no círculo de transmutação.

# Greed (Ganância): Muito cobiçoso, não gosta de seguir as ordens de ninguém, preferindo trabalhar por conta própria. Seu objetivo é simplesmente ter tudo: mulheres, dinheiro, poder, servos, etc. Seu poder é o escudo máximo, uma pele de carbono. No mangá, Greed é ressuscitado pelo Pai, utilizando Ling como hospedeiro para a sua Pedra Filosofal.
 
# Jean Havoc, Heymans Breda, Vato Fallman, Kain Fuery: Fazem parte da equipe comandada pelo coronel Roy Mustang. Foram encarregados no animê para seguir o general Roy Mustang em suas missoes e trabalham no quartel general do Leste com Roy.

# Lan Fan: Serva Fiel de Ling. Faz tudo por ele, ficando nervosa se alguém difama ou suja a imagem de seu jovem mestre. Ela é uma pessoa boa, mas ela faz o que deve ser feito. Perdeu um braço na luta com Wrath e Gluttony. Voltou para Xing ao lado de Fu, mas prometeu voltar.

# Ling Yao: É uma pessoa despreocupada, desligada e volúvel. É o 12° filho do imperador de Xing com a líder do clã Yao. Junto com dois subordinados, Fu e Lan Fan, foram para Amestris atrás da imortalidade visando o trono imperial, e consegue,quando o Pai dos Homúnculos ressucita Greed no corpo de Ling ,mas que ainda sim não possui total controle do mesmo, uma vez que Ling se mostra forte ao resistir ao controle de Greed.

# Lust (Luxúria): É um homúnculo que tem o poder de alongar suas unhas e usá-los como armas poderosas. Misteriosa e sedutora, ela também está em busca de seu objetivo e elimina friamente qualquer obstáculo que possa atrapalhá-la. No animê, acaba descobrindo que seu grande objetivo é simplesmente se tornar humana para poder morrer e descansar em paz. No mangá, foi morta por Roy Mustang. Ela aparece humana no mundo da alquimia através da porta com um bando de imigrantes juntos de Scar, mas sem a marca em seu rosto no longa da série, num final alternativo.

# Maes Hughes: É o tenente-coronel encarregado do Departamento de Investigações. Sua família é a coisa mais importante de sua vida e, por isso, vive se gabando de sua linda filhinha Elisia. É grande amigo de Roy Mustang. Um dos episódios considerados tristes é o de sua morte.
 
# May Chang: Assim como Ling, é filha do Imperador de Xing com o Clã Chang. Utiliza o Rentanjutsu e veio para Amestris buscar a imortalidade como Ling, e conhecer o Alquimista de Aço, Edward Elric, na qual ela se decepciona quando o encontra pessoalmente, pois imaginava-o como um homem bem mais alto e galante. Ela admira o Cavalheirismo de Alphonse. Também foi responsável por ensinar ao Doutor Marcoh como fazer transmutação a distância. está sempre acompanhada de um pequeno Panda chamado Shao May, e faz parte do grupo do Scar. Quase volta para Xing após a captura de Envy, mas Envy a engana e a convence a voltar para a central, com a intenção de recuperar seu corpo.

# Milles: Fiel subordinado de Olivier Mira Armstrong no Forte de Briggs, é descendente de Ishivalianos, mas ainda sim preferiu por ser um alquimista federal antes dos ocorridos em Ishval. ele prefere por esconder suas origens usando um óculos que não deixam aparente os olhos vermelhos que possui, que é uma característica de Ishivalianos

# Olivier Mira Armstrong: Também conhecida como a Rainha do Coração de Gelo, é a Major-General Responsável por liderar as Tropas de Briggs ao norte de Amestris na Fronteira com o Grande Dracma. É a irmã mais velha de Alex Louis Armstrong, mas possui uma personalidade bem diferente da dele. É imponente e terrível com todos, preferindo por não dar moleza aos seus soldados. Soube de Ed e Al o plano do Alto escalão do exército em relação a Amestris e resolve se infiltrar entre eles em busca de mais informações sobre tal plano. Tem respeito por alguns soldados subordinados de Roy Mustang, mas não dá a mínima para o mesmo,fazendo dele apenas mais um no exército.

# Pride (Orgulho): No animê, Pride é King Bradley. No mangá, Pride é Selim Bradley, filho adotivo de King Bradley. Pride na verdade é um homunculus não-humanóide, e Selim é apenas o seu recipiente. Sua forma verdadeira pode andar apenas pela Central e pelo túnel construído por Sloth, e sua aparência é idêntica à forma original do Pai dos Homunculus. É o mais poderoso e o mais velho de todos. Ele reaparece no fim alternativo, num longa e ajuda Ed a impedir que o tal homúnculo atravesse o outro lado da porta, ele aparece com seu olho real sendo que o anterior era um símbolo Ouroboros, mas Bradley aparece no longa como um ser humano, mas com uma lente no olho esquerdo, tipo um tapa-olho como era na série
 
# Riza Hawkeye: É o braço direito de Mustang, daria sua vida em troca de sua proteção, é uma exímia atiradora. Sua meta é proteger o Alquimista das Chamas haja o que houver pois jura lealdade a ele. Sempre anda com duas de suas armas.

# Roy Mustang: O Alquimista das Chamas (Flame Alchemist) é o coronel encarregado do Quartel-General do Leste. Seu grande objetivo é subir na hierarquia do exército e, para isso, conta com a ajuda de seu amigo Maes Hughes e de seus subordinados. Também trata com frieza Edward, apesar de gostar muito do rapaz, ele se esforça para testar o pequeno Elric, para ajudar o garoto a melhorar suas habilidades.

# Scar: É um dos sobreviventes do povo de Ishbal e persegue os Alquimistas Federais para se vingar da tragédia que viveu. Sua arma é o seu braço direito, que tem o poder de destruir qualquer coisa que toca. Seu passado é um mistério a ser desvendado. Scar aparece num mundo alternativo na porta da alquimia, num longa da série, um fim alternativo, mas sem a cicatriz em seu rosto e sem a marca de Ouroboros que aparecia em seu braço

# Sloth (Indolência no Anime, Preguiça no mangá): Como Wrath, Sloth são duas pessoas diferentes. No mangá, Sloth é o mais forte (fisicamente) e também o mais rápido homunculus, a ponto de não conseguir controlar a sua própria velocidade. Foi encarregado de construir o círculo de transmutação em torno de Amestris. No anime, é uma mulher muito bonita que pode transformar o seu corpo em água. Quem a criou foram os irmãos Elric na tentativa de reviver sua mãe,por isso ela é muito parecida com Trisha Elric.
 
# Winry Rockbell: A protética de Edward, conhece os irmãos Elric desde criança. Ela ama automails e por isso mesmo se empenha em fazer próteses cada vez melhores, já é conhecida em sua cidade como a mais jovem e bela protética de todos os tempos. Winry perdeu o pai e a mãe em um guerra quando ainda era muito criança e desde então foi criada por sua avó Pinako Rockbell. É muito forte e decidida, muitas vezes descontando sua raiva batendo em Ed, mas apesar disso, procura ser gentil e delicada. Anda sempre com sua chave inglesa em algumas cenas é vista dormindo com a mesma. Em Fullmetal Alchemist Brotherhood e no mangá ela adimite que está apaixonada por Edward.

# Wrath (Ira): No anime, Wrath é um garoto, criado pela mestra de Edward e Alphonse e possui o braço que Edward usou para salvar Alphonse, com o qual utiliza alquimia. No mangá, Wrath é King Bradley. No longa da série, final alternativo, Al transmuta Gluttony e Wrath no círculo de transmutação, mas teve seu desejo realizado de poder ver sua verdadeira mãe e também recupera seus membros verdadeiros, que ultimamente eram proteses feitas por Winry.
 

2 comentários:

  1. Ah! Já assistir tanto o primeiro como o segundo e simplesmente amei esse anime. Fico feliz em saber que terá continuação. Entre os meu amigos sou a unica apaixonada por animes, quem bom que mais alguém gosta e não estou só. rsrs.

    ResponderExcluir