domingo, 6 de março de 2011

Review: A Mulher do Viajante no Tempo, Audrey Niffenegger

Lembro bem do que pensei a primeira vez que vi esse livro: não deve ser bom.
Não sei exatamente o que me levou a pensar isso, levando em conta que eu não tinha lido a sinopse e muito menos uma crítica ou resenha à respeito. Simplesmente não atraiu a minha atenção. Acho que talvez fora o fato de que há filmes demais com o nome "O Viajante no Tempo" e eu tenha gostado de apenas um deles.
Não sei. O fato é que eu não poderia estar mais errada.
A Mulher do Viajante no Tempo é a história de amor de Clare e Henry, um homem com uma rara doença genética que o faz viajar no tempo - para o passado e o futuro, muitas vezes visitando sua esposa quando ela era uma criança.
A autora tece uma grande teia de acontecimentos e admito que o começo do livro é um tanto chato, embora importante para que se entenda os acontecimentos que levarão ao desfecho final do enredo. A questão é que Niffenegger constrói um emaranhado de horários e dias, meses e anos, e consegue interligá-los, mesmo quando você, leitor, acaba esquecendo de que eles aconteceram.
É uma história que desperta em nós o desejo de amar e ser amado, a ânsia de se agarrar as pessoas que amamos e não deixarmos que elas fujam do nosso alcance, de nossa vista. Um livro que faz-nos repensar no que é o amor e no que é o tempo, analisando o grau de importância que damos às pequenas coisas que acontecem ao nosso redor, sem percebermos que são elas que, no fim, fazem da nossa vida o que é.
Audrey Niffenegger toca fundo nossos corações com a história de uma mulher que sempre esperava e a história de um homem que nunca quis deixá-la.

"Ela ficará cada vez menor, desaparecerá ao longe entrando na casa, enquanto estarei parado num pedaço de chão pisoteado e ensaguentado até saber que, em algum lugar por aí, estou morrendo."
A Mulher do Viajante no Tempo, pg 393, Audrey Niffenegger

2 comentários:

  1. Oi, :)

    Sabe, tenho muita vontade de ler esse livro, mas ainda não pude...
    Essa história também me faz lembrar um pouco o filme " A Casa do Lago", já assistiu?

    Bom, espero logo poder ler essa história...
    Seu post me deixou ainda mais ansiosa ^^

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  2. Oi :) Esse livro é muito bom. Já assisti A Casa do Lago sim *---* lindo, lindo. Faz mesmo lembrar um pouco desse livro.

    Beeijos

    ResponderExcluir